Mastologista da Policlínica de Goiás acompanha mulheres submetidas a exame na Carreta da Prevenção

Exames de prevenção realizados na Carretas da Prevenção são avaliados por mastologista, que ressalta a importância do diagnóstico precoce

A Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, na Cidade de Goiás, tem um serviço de acompanhamento que amplia o cuidado a mulheres submetidas aos exames de mamografia na Carreta da Prevenção. O serviço é continuado com acompanhamento de uma médica mastologista, que atende presencialmente na policlínica e encaminha casos para aprofundamento de diagnósticos.

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero percorre municípios da Regional Rio Vermelho realizando exames de mamografia e citopatológico em mulheres cadastradas na Central de Regulação do Estado, em parceria com os municípios. Após os resultados com laudos feitos por médicos radiologistas, de forma remota, são agendadas consultas presenciais com a mastologista na unidade para acompanhamento.

A diretora-geral da Policlínica de Goiás, Michelly Ribeiro ressalta que o cuidado com as pacientes é integral. “Prezamos pela atenção integral, e o trabalho precisa ser continuado, para garantir uma excelência na atenção à saúde, além de darmos um cuidado humanizado a cada paciente”, frisa.

A mastologista Natasha Lure recebe os exames de mamografia e, com as pacientes, informa o que foi avaliado e o que é necessário continuar. “Fazemos uma sequência de análise clínica do paciente. Essas pacientes fazem a mamografia na Carreta da Prevenção, e na mastologia damos seguimento em possíveis alterações encontradas nesses exames. Isso é de fundamental importância para a continuidade da atenção”, frisa.

Sucesso em tratamentos futuros
A realização de exames periódicos e diagnósticos precoces de alterações completam o sucesso em tratamentos futuros. A mastologista explica que as alterações percebidas precocemente e tratadas representam a melhor forma de tratar.

“O percentual de exames que apresentam alteração é estatisticamente significativo na sobrevida das pacientes. Em resumo, as pacientes que realizam mamografia têm uma sobrevida muito maior do que as que não fazem esse exame.”

Michelly ressalta que a agenda de atendimentos da Carreta da Prevenção está completa, e que mais municípios receberão a visita da unidade neste ano. “Nossa meta é levar essa atenção ao maior número de pacientes no maior número de municípios possível”, prevê.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO