Objetivo é atender de forma ampliada e qualificada os usuários do SUS

A Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho – Cidade de Goiás realizou uma Avaliação Global, que é um modelo de avaliação composta por uma equipe multiprofissional capacitada, a médica da família Drª Anna Flavia e a enfermeira – Gestora do Cuidado Dayene Leite.

A Avaliação é realizada de forma interdisciplinar, a acolher, avaliar e elaborar um Projeto Terapêutico Singular centrado nas necessidades de saúde do usuário e considerando os recursos terapêuticos disponíveis na unidade, na Rede de Atenção e na rede de apoio.

O objetivo da Avaliação Global é atender de forma ampliada e qualificada os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando a individualidade, atendendo a complexidade e a integralidade dos usuários, otimizando os recursos disponíveis. O Projeto Terapêutico deve contemplar objetivos de curto e médio prazo, levando em conta as necessidades educacionais, os aspectos socioculturais que podem influenciar o autocuidado, e a preparação para a alta, para o compartilhamento ou para a transição do cuidado.

O gestor do cuidado nas Policlínicas Estaduais é o responsável pelo percurso do usuário durante o processo de tratamento na unidade, garantindo que o Projeto Terapêutico seja realizado de forma adequada.

Fonte: Diário da Manhã