Enfermeira Joyssy Barros abordou quais são as infecções relacionadas à assistência à saúde, os fatores causadores, o meio de transmissão e prevenção

A Policlínica Estadual de Goiás promoveu uma roda de conversa com a equipe de enfermagem sobre controle de infecção. A enfermeira do Controle de Infecção Joyssy Barros abordou com os profissionais quais as infecções relacionadas à assistência à saúde, os fatores causadores, o meio de transmissão e prevenção que existem.

A Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) é qualquer infecção adquirida após a admissão do paciente no hospital. As IRAS também podem se manifestar durante a internação ou após a alta, desde que estejam relacionadas com a internação ou com os procedimentos realizados durante a internação.

De acordo com Joyssy, o intuito da roda de conversa foi analisar o que a equipe entende sobre o tema para alinhar uma prestação de serviço, garantindo segurança e qualidade aos pacientes e profissionais. “Além de nortear futuras capacitações que devem ser realizadas na unidade para agregar na prevenção e mitigação de doenças”, disse.