Unidade de saúde atende pacientes de 18 municípios do estado
A Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, na Cidade de Goiás, começou no mês de maio a distribuição de medicamentos de alto custo. A atividade é coordenada pelo Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), que é o Centro de Referência Estadual na dispensação de medicamentos constantes no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), de uso ambulatorial.
De acordo com a gerente de enfermagem da Policlínica de Goiás, Débora Cordeiro, as dispensações dos medicamentos seguem critérios de diagnóstico, indicação e tratamento, inclusão e exclusão, esquemas terapêuticos, monitorização, acompanhamentos e demais parâmetros contidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde (PCDT). Além da dispensação.
“Receber novos processos e dispensar medicação para pacientes e representantes das regiões circunvizinhas, facilita a logística dos municípios para acessarem as medicações de alto custo”. Afirma.
Débora destaca que além da dispensação, a unidade também faz a administração de medicação em casos específicos, na sala de injetáveis. “Diariamente, inúmeros pacientes e representantes já conseguem retirar e abrir novos processos, garantindo o direito à saúde, bem como as medicações consideradas de alto valor”, frisou a gerente de enfermagem.
Fonte: Diário da Manhã