Data alerta a importância de promover uma rotina de vida que permita a inclusão de hábitos saudáveis
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Policlínica Estadual de Região Rio Vermelho – Cidade de Goiás com apoio da direção, gerentes e supervisores realizaram uma atividade em alusão ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, comemorado em 06 de abril. A ação, direcionada aos colaboradores da unidade, teve o objetivo de incentivar o hábito de uma alimentação mais saudável, aumentando o consumo de frutas e verduras.
De acordo com o supervisor multiprofissional da Policlínica de Goiás, André Nunes dos Santos, uma boa alimentação é sinônimo de saúde. “Um cardápio saudável ajuda as crianças a crescerem e apoia funções vitais do corpo, além de garantir o bem-estar físico, mental e social em todas as idades. Ajuda também a prevenir todas as formas de má nutrição”, disse.
Segundo a gestora de cuidados, Dayene Leite de Sousa, junto com a má nutrição, as dietas não saudáveis estão entre os dez principais fatores de risco para doenças em todo o mundo. “Incentivar o consumo consciente é essencial, pois dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura mostram que, em 2017, cerca de 3,9 milhões de mortes em todo o mundo foram atribuídas à falta do consumo de frutas, legumes e verduras em quantidades suficientes. Destes, a falta de consumo de frutas e vegetais causou 14% das mortes por câncer no aparelho digestivo; 11% das mortes por doenças do coração; e 9% das mortes por acidentes vasculares cerebrais, conhecido como derrame”, explicou.
Dayene revela que diante de tantos aspectos importantes, fica impossível pensar em uma alimentação que não considere o consumo variado de frutas, legumes e verduras.
Fonte: Diário da Manhã