Unidade de saúde conscientizou pacientes e colaboradores sobre as potencialidades e as necessidades específicas das pessoas com deficiência

Com o propósito de sensibilizar e conscientizar a população e os colaboradores, a Policlínica Estadual Brasil Bruno De Bastos Neto, Região Rio Vermelho – Goiás promoveu uma atividade para abordar as potencialidades e as necessidades específicas das pessoas com deficiência.

Para a população, foi exposto nos televisores da unidade vídeos informativos e realizada a entrega de panfletos educativos sobre o tema. Já para os colaboradores, a unidade contou com a presença de duas convidadas que, de forma especial, compartilharam suas histórias de vida, assim como os desafios e as superações.

A colaboradora Camila da Silva Rodrigues compartilhou um pouco da rotina e dedicação com a filha, a pequena Heloísa Aparecida da Silva, de 5 anos, que tem Autismo de suporte nível 1. “Para mim foi libertador como mãe aceitar o diagnóstico, estudar sobre o tema e procurar toda assistência que ela precisa. Depois da terapia feita regularmente, de todo acompanhamento psicológico, percebi melhoras no comportamento e uma evolução social. Tem sido dias de vitórias”, contou.

A segunda convidada, Margarete Caiado, que vive há 21 anos com a esclerose múltipla, proporcionou a reflexão da importância de conhecer sobre as doenças e contou como tem sido o convívio com a sua nova realidade. “O importante é aceitar, vencer o dia a dia com otimismo, sem se colocar na posição de vítima. É possível viver e viver bem, sem se frustrar, é entender que ninguém é melhor ou pior por ser diferente”, disse.

A diretora-geral da unidade, Zizana Camargo, reafirmou a importância da participação ativa de todos no tratamento aos pacientes de forma humanizada, consciente e igualitária. “Observando cada particularidade, conectar e somar para construir a inclusão é uma missão de todos. A conscientização sobre a questão das pessoas com deficiência não é suficiente, é necessário que a inclusão seja construída diariamente”, frisou.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 28 de agosto. Estabelecida pela Lei n° 13.585/2017, a data tem como objetivo promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência.