Medida é a mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde
O Serviço de Controle de Infecção, em parceria com os setores de Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e Núcleo de Educação Permanente, em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado nesta sexta-feira, 05 de maio, programou uma série de atividades de sensibilização dos colaboradores sobre a importância da correta higiene das mãos para prevenir a disseminação de microrganismo no ambiente ambulatorial.
O intuito é ressaltar que a lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções. A primeira atividade da programação foi com a enfermeira do controle de infecção, Joyssy Ferreira de Oliveira Barros, que ministrou uma capacitação para divulgar mais informações sobre os benefícios da higiene das mãos na prevenção de doenças. A profissional reforçou com os participantes a forma correta de fazer a higiene das mãos.
De acordo com a enfermeira, a má higienização das mãos é uma das principais causas de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Para abordar o tema de forma lúdica, Joyssy Ferreira realizou uma dinâmica onde os colaboradores podiam colocar em um quadro o passo a passo da higiene das mãos, conforme realizavam no cotidiano e/ou achavam que fosse o correto.
“A técnica é uma medida essencial para a prevenção e controle das infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde”, reforçou a profissional. Para finalizar, os profissionais puderam realizar a higiene das mãos, de maneira lúdica com tinta guache, e observar a forma correta e eficaz.
Fonte: Diário da Manhã