Treinamento foi destinado à equipe de enfermagem

A enfermeira do controle de infecção da Policlínica de Goiás, Joyssy Barros, conduziu uma capacitação para a equipe de enfermagem sobre reprocessamento de produtos de saúde. O foco da atividade foi a RDC nº 15 e 06/ ANVISA, que traz os requisitos de boas práticas para o processamento destes produtos, outras providências para a Central de Material Estéril (CME) e funcionamento para o serviço de endoscopia.

A enfermeira explica que um material ou produto para saúde é aquele que pode ser utilizado mais de uma vez, ser reutilizado para uma nova assistência. “Para que este material possa ser reprocessado, apresentamos os critérios básicos, as classificações existentes (críticos, semicríticos e não critico), as etapas (limpeza, inspeção visual, embalagem, esterilização, monitoramento e registro) que devem ser seguidas rigorosamente para que apresente a garantia e qualidade da nova utilização”, disse.

Além disso, a capacitação pontuou a partição do controle de infecção e da biossegurança no reprocessamento dos produtos, mostrando as formas de transmissão de doenças e o modo que podem ocorrer as contaminações. Joyssy Barros ressaltou ainda a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), que asseguram a segurança do profissional e na realização do serviço.

Fonte: Diário da Manhã