Treinamento orientou e informou sobre como ocorre a transmissão de uma doença/infecção cruzada

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), em parceria com o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou uma capacitação para os colaboradores da unidade sobre mecanismo de transmissão das doenças. A ação abordou os agentes infecciosos, a fonte, a porta de entrada, forma de transmissão, o que é o hospedeiro susceptível e a porta de saída.

De acordo com a enfermeira do Controle de Infecção da Policlínica, Joyssy Ferreira, a finalidade do treinamento foi orientar e informar sobre como ocorre a transmissão de uma doença/ infecção cruzada. Além disso, o treinamento abordou sobre as medidas de prevenção e precauções que devem ser adotadas dentro da unidade, garantindo a qualidade na assistência e segurança dos pacientes e profissionais,

Joyssy explica que também foi realizada uma dinâmica de higiene das mãos com um gel visto somente em luz negra ( na caixa mágica). “Durante a atividade, foi observado que a lavagem das mãos de forma inadequada acarreta acúmulo de microrganismos patogênicos e transmissão cruzada destes”, afirmou.

Fonte: Diário da Manhã