Prática é essencial no combate à infecção hospitalar
A Policlínica Estadual de Goiás realizou uma capacitação com os colaboradores da unidade sobre o protocolo de higiene das mãos, utilizando os 11 passos para remover sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato, prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
Durante o treinamento da higiene correta das mãos, ministrado pelo Analista da Qualidade, Higor Cabral e a enfermeira do Controle de Infecção, Joyssy Oliveira, foi exibido um vídeo educativo sobre o tema.
“As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Lavar as mãos de maneira adequada é sempre importante, contudo, existem técnicas que podem tornar essa ação mais eficiente”, explicaram.
De acordo com os profissionais, higienizar as mãos com frequência, e de maneira correta, diminui a contaminação cruzada e evita que o próprio indivíduo se contamine.
Fonte: Diário da Manhã