Divulgação
Doença é apontada como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo
Para conscientizar os pacientes sobre o Dia Nacional do Combate à Obesidade, lembrado em 11 de outubro, a Policlínica realizou uma palestra educativa sobre o tema. O momento foi conduzido pela nutricionista Marianne Bianchi, que chamou a atenção da população para essa data e apontou formas de combater esse problema que atinge mais da metade da população brasileira.
“A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia”, explicou.
Segundo Marianne, a Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. “Desse modo, aconselho que é importante cuidar hoje, mudar o estilo de vida, comer saudável, ter uma alimentação equilibrada, fazer exercício físico rotineiro, regular o sono, assim como uma melhor hidratação, ingestão de água, procurar um acompanhamento nutricional que fará total diferença nos resultados”, recomendou a nutricionista.
A médica Dra. Nathalia Moura também fez orientações à população. “A obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer”, disse.
A gerente de enfermagem da Policlínica de Goiás, Débora Cordeiro, destacou que é fundamental aumentar a conscientização sobre o tema, sempre com respeito, levando em consideração a importância do tratamento e do acompanhamento da obesidade por profissionais capacitados.
Fonte: Diário da Manhã