Divulgação

Humanização na saúde  é definida como a busca pelo melhor atendimento aos pacientes e melhores condições para os trabalhadores

A Policlínica Estadual de Goiás realizou uma capacitação a respeito da humanização no atendimento de enfermagem. A equipe, que é composta por enfermeiras e técnicas de enfermagem, desempenha um papel crucial na assistência ao paciente.

Segundo a enfermeira emergencista e intensivista Nauany Ingrid, na saúde, a humanização é definida como a busca pelo melhor atendimento aos pacientes e melhores condições para os trabalhadores, logo, a busca por melhor qualidade nas unidades de saúde.

“É importante ressaltar que a humanização encontra respaldo, também, na atual Constituição Federal. No artigo primeiro, Inciso III, que assinala a Dignidade da Pessoa Humana como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. Os direitos dos seres humanos nascem com os homens e, naturalmente, quando se fala de direitos pensa-se em sua integridade, dignidade, liberdade e saúde”, explicou.

Nauany Ingrid destaca que para colocar em prática uma assistência de enfermagem humanizada é preciso ouvir e acolher todos os pacientes, estabelecendo um relacionamento honesto e ético. “O atendimento humanizado faz uma abordagem ampla e integral, explorando, inclusive, os aspectos emocionais e não simplesmente a consequência de uma determinada doença”, disse.

Para a enfermeira, a humanização no atendimento começa logo na recepção, passando pelos leitos de enfermaria, indo até a segurança, ou seja, ela deve estar presente em todos os serviços existentes em um hospital ou clínica.