Mês é dedicado à celebração da segurança do paciente, que consiste na redução, a um mínimo aceitável, do risco de danos desnecessários
A Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, na Cidade de Goiás realizou de 17 a 28 de abril a campanha Abril pela Segurança do Paciente. O evento teve a finalidade da implantação do Protocolo de Prescrição Segura, uso e administração de medicamentos, que é uma das seis metas internacionais do Núcleo de Segurança do Paciente.
De acordo com o analista de qualidade da Policlínica, Higor Cabral, durante a ação foi apresentado aos colaboradores a campanha e a temática abordada. “fizemos uma gincana com todos os colaboradores enfatizando os 9 certos na segurança da administração: Paciente certo, hora certa, dose certa, medicamento certo, via certa, registro certo, orientação certa, forma certa, resposta certa”, explicou.
Além disso, foi gravado um vídeo com a diretora-geral da unidade, Michelly Ribeiro de Jesus, falando sobre o tema e a importância da participação da unidade, a fim de adquirir conhecimentos.“Na semana de 24 a 28 foi realizada uma mesa redonda virtual com os farmacêuticos do Instituto Gênnesis, Organização Social (0S) que faz a gestão da Policlínica, mostrando os diversos impactos que a falha no protocolo pode gerar para a instituição”, afirmou.
A farmacêutica Eriany Leandra reforçou com os profissionais da unidade sobre o protocolo de segurança na prescrição, uso e na administração dos medicamentos. Foi apresentado o formulário de notificação de farmacovigilância e entregue um material educativo sobre a importância do paciente sinalizar aos profissionais da enfermagem, antes de receber qualquer medicação na unidade, se tem alergia a algum medicamento.
Para finalizar, os participantes receberam um certificado de participação com carga horária de 20h.
Fonte: Diário da Manhã