Resultado será utilizado para traçar metas, atualizar o Plano de Segurança do Paciente e o Plano de Trabalho do Núcleo de Qualidade

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente na Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho – Goiás realizou de 5 a 14 de outubro uma pesquisa de Cultura de Segurança do Paciente. A atividade foi conduzida pela Analista de Qualidade Ana Gabriela, sob orientação e supervisão da Coordenadora de Qualidade Camilla Pereira. A pesquisa aconteceu por meio de um formulário online que foi disponibilizado para todos os colaboradores da unidade.

De acordo com Camila, objetivo da pesquisa foi medir as condições organizacionais que podem levar a possíveis danos em pacientes, diagnosticar o nível de cultura de segurança da unidade. “Além disso, verificar se os colaboradores têm conhecimento sobre os protocolos de segurança do paciente e identificar os possíveis riscos associados ao cuidado em saúde, visando sempre a qualidade dos serviços prestados”, explicou.

A gestora ressalta que foi realizada visita nos setores para orientar os colaboradores sobre a importância da participação de todos e auxiliar nas dúvidas que surgissem. “A pesquisa obteve um total de 75% de adesão, e o resultado será utilizado para traçar metas, atualizar o Plano de Segurança do Paciente e o Plano de Trabalho do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente para o ano de 2023, visando sempre um cuidado à saúde com qualidade e segurança para o paciente”, afirmou.

Fonte: Diário da Manhã